quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lendo e comentando na web : Violência Urbana

        
         A violência urbana é determinada por valores sociais, culturais, econômicos, políticos e morais de uma sociedade. No entanto, ela incorpora modelos copiados dos países de maior influência na esfera internacional

        As populações de países subdesenvolvidos, por exemplo, aprendem e reproduzem, com pequenas modificações, procedimentos violentos originários de expressões artísticas que têm o desrespeito e a violência como tema principal ou instrumento de ação, (filmes, novelas, mini-séries etc.). 

       Uma das causas do crescimento da violência urbana no Brasil é a aceitação social da ruptura constante das normas jurídicas e o desrespeito à noção de cidadania. A sociedade admite passivamente tanto a violência dos agentes do estado contra as pessoas mais pobres quanto o descompromisso do indivíduo com as regras de convívio. Ficam impunes o uso da tortura pela polícia como método de investigação; a ocupação de espaços públicos por camelôs e donos de carros; as infrações de trânsito; a incompetência administrativa; a imperícia profissional; a negligência causadora de acidentes e o desrespeito ao consumidor. Entre os cidadãos habituados a esses comportamentos, encontram eco as formas violentas de fazer justiça, como a pena de morte, linchamentos e mesmo o fuzilamento sumário. É freqüente a aprovação popular da punição violenta sem direito a julgamento. 

             Deixe aqui seu comentário!


6 comentários:

Anônimo disse...

A Violência Urbana é tratada como assunto polêmico nos dias de hoje. aconteçe em todo os lugares do Brasil como violência doméstica ,violência de transito como no filme mini series novelas e etc... Como podemos combater-los a violência urbana pessoas brigando no transito, as crianças sendo estrupada por pessoas não conheçidas. policias morrendo por balas perdidas.
Fernando 3° Ano A.

pri disse...

A violência tem crescido a cada dia devido ao desrespeito á noção de cidadania. Pessoas que convivem com algo assim durante sua vida fazem da propria violência a solução de justiça, fazendo assim a violência crescer cada vez mais.

Alricélia 3° A

Ana Beatriz - Educação Física disse...

A violência urbana é algo que vem se agravando no mundo atual, pois suas reações causam terríveis danos para a sociedade. Com isso é preciso, tomarmos uma atitude imediata, para que este problema não se agrave cada vez mais.
(Priscilla Mariano e José Carlos 3º Ano "A" do colégio JBL)

Prof. Bernardina disse...

A violência tem se tornado cada vez mais frequente na sociedade em que vivemos, pois não existe mais respeito entre as pessoas. A maior necessidade do ser humano é a aproximação do individuo para com Deus, mas infelizmente as pessoas tem se apegado com as coisas materias e esquecem das coisas espirituais, que é a pedra fundamental em nossas vidas. DIGA NÃO A VIOLÊNCIA!

Ana Beatriz - Educação Física disse...

A violência se faz presente na nossa sociedade, a cada dia que se passa de forma mais significativa.Atualmente o ser humano não tem mais segurança no seu cotidiano,a paz é trocada pela indiferença e falta de respeito com o próximo.A intolerância rodeia o trânsito das grandes cidades ocasionando acidentes,brigas e até mesmo vítimas fatais.
Diante dessa realidade,as pessoas devem se conscientizar e vivenciar no seu meio de vida a igualdade e a tolerância, assim teremos o mundo mais livre da violência e mais fraterno.

Alunos do JBL Felipe Tiago e Rosangela Oliveira 3º "A"

Anônimo disse...

A violencia urbana para mim se caracterizado como ponto de vista muito comum no meio da sociedade de hoje pricipalmente como acidente de trâsito.Hoje as que estão pilotando automóvel não tem consciência com outras pessoas não e todos que faz isso mais tem certas pessoa que fazem de propósito.

Ailton 3ºA