quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Lendo e comentando na web: Drogas

   
         As drogas, substâncias naturais ou sintéticas que possuem a capacidade de alterar o funcionamento do organismo, são divididas em dois grandes grupos, segundo o critério de legalidade perante a Lei: drogas lícitas e ilícitas.
        As drogas lícitas são aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que são aceitas pela sociedade. Os dois principais exemplos de drogas lícitas na nossa sociedade são o cigarro e o álcool. Outros exemplos de drogas lícitas: anorexígenos (moderadores de apetite), benzodiazepínicos (remédios utilizados para reduzir a ansiedade), etc.
       Já a cocaína, a maconha, o crack, a heroína, etc., são drogas ilícitas, ou seja, são drogas cuja comercialização é proibida pela legislação. Além disso, as mesmas não são socialmente aceitas.
    É importante ressaltar que não é pelo fato de serem lícitas, que essas drogas são pouco ameaçadoras; a alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o órgão, as drogas ilícitas respondem por 0,8% dos problemas de saúde em todo o mundo, enquanto o cigarro e o álcool, juntos, são responsáveis por 8,1% desses problemas.
   Nesse sentido, muitos questionam a aceitação, por parte da sociedade, das drogas lícitas, uma vez que as mesmas são prejudiciais para a saúde e também causam dependência nos usuários. Assim, o critério de legalidade ou não de uma droga é historicamente variável e não está relacionado, necessariamente, com a gravidade de seus efeitos. Alguns até mesmo afirmam que esse critério é fruto de um jogo de interesses políticos, e, sobretudo, econômicos.      


         Faça seu comentário!

6 comentários:

Natanael disse...

No meu ponto de vista o governo não está nem um pouco preocupado com as pessoas e sim com o dinheiro, pois, o cigarro mata milhares de pessoas por ano no país e mesmo assim ela é uma droga licita, simplismente porque paga impostos. Já as drogas as quais julgamos como " pesadas" são proibidas não pelo fato de serem prejudiciais a saúde dos seus usuários, todavia, por não pagar impostos ao governo. Quer dizer que se o mercado do crack, por exemplo, pagasse os seus impostos devidos, ela também seria uma droga lícita? acho que sim....

Por: Natanael Lima Moreira

Aluno do 3º Ano A, Manhã, da Escola João Barbosa Lima

pri disse...

Pessoalmente achamos que o maior problema dessas drogas ilícitas não é os problemas de saúde, mas os principais problemas são os efeitos colaterais e a dependência em si, que leva o dependente, em alguns casos a roubar ou até matar, para manter o vício. por esse motivo essas drogas devem continuar ilícitas e banidas da sociedade.

Arthur e Ricardo 3º A

Prof. Bernardina disse...

Bem:primeiramante quero reforçar, que para mim Carlos Henrique, não existe nenhuma diferença de drogaícitas ou ilícitas.Pois sabemos nós,que todas elas prejudicam não pouco,mas de várias formas a saúde e tambem o meio familiar de seus usuários.
Mas muitos jovens tem adentrado neste mundo de plena destruição,a procura de uma verdadeira felicidade ou paz.as vezes por enfluencia de "amigos",ou melhor de inimigos,mas tambem muitas vezes por sua relação familiar.
Diante desta realidade,vivida por muitos,está a necessiade de um acompanhamento familiar ou até mesmo religioso para que estes jovens venham ver que existe uma saida para sua vida.

Carlos Henrique aluno do 3° ano A da Escola João Barbosa Lima.

Ana Beatriz - Educação Física disse...

Primeiramente quero comentar que as drogas estão se alastrando no mundo inteiro, por isso temos que ter cuidado para não cairmos nela, pois essas drogas tanto álcool como a cocaina e a a maconha prejudica nosso vida e nossa saúde. Quem é dependente dela pode-se dizer que sua vida acabou,e só com muita força de vontade e Deus no coração para sair dessa, pois lhe digo não entre nessa porque quem entra sofrerá grandes problemas.

Natália Lima e Francisca Paula 3°ano MANHÃ

Ana Beatriz - Educação Física disse...

Bom,tudo isso é verdade. Apesar de que as DROGAS está tomando de conta do mundo e prejudicando a todos, mas que pena, eles não enchegam isso, pois ela é como uma mulher sedutora que encanta a muitas pessoas. Isso é uma doença que precisa ser tratada.
ANA MARIA. 3ºA.

Ana Beatriz - Educação Física disse...

Drogas são substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos. "Droga", no seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina. Contudo, há um uso corrente mais restritivo do termo, remetendo a qualquer produto alucinógenico que leve à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto tóxico tal como o fumo, álcool, etc. de uso excessivo, sendo um sinónimo assim para entorpecentes. diga não as Drogas, ou o mundo dirá não à você!

Alessandro 3º A