sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Educação e Tecnologia: uma aliança necessária

(...............................................................................................)

Internet e Educação “A Internet é muito mais que um mero instrumento. Além de um dispositivo, ela representa um modo diferente de efetivar a comunicação e o processamento social da informação”. Esta observação é feita por Arnaud Soares Júnior, professor do mestrado em educação e tecnologia da Universidade Estadual da Bahia e autor do livro “Tecnologias Inteligentes e Educação: currículo hipertextual”. De acordo com o educador, neste panorama de efetiva transformação, o uso da Internet não representa grande desafio para que os professores aprendam a sua utilização, porque suas funções mais sofisticadas são acionadas até mesmo por intuição. Isso por causa da expressão “interface amigável”, que viabiliza o manuseio rápido e fácil. “Para acessar a Internet não se requer nenhum grau mais elevado de operação mental. Mas, discriminar suas características tecnológicas, sua lógica de funcionamento, e sua natureza comunicativa e informacional, de modo crítico, criativo e politicamente engajado, requer um processo de formação mais abrangente e conseqüente. Tal não poderá ser feito, por exemplo, pelos cursos relâmpagos de informática, nem pelos treinamentos em informática básica”, analisa o professor. Já no que diz respeito a utilizar a internet como meio para atrair a atenção dos estudantes, Arnaud salienta que não basta prender a atenção dos estudantes com a tecnologia, porque isto já acontece naturalmente, em virtude das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) exercerem fascínio nas novas gerações. “A questão mais importante é como garantir uma educação de qualidade com a utilização das TICs e como definir sua utilização mais pertinente em cada contexto de formação. Para tanto devem ser consideradas as condições e as necessidades inerentes a cada contexto, além das novas tensões sociais que aí se refletem em função do crescente processo de globalização”, explica Arnaud Soares. Para finalizar, o pedagogo menciona que diferente do que muitas pessoas acreditam, a Internet não é só uma rede meramente técnica e digital. “A Internet dever vista pelos educadores como uma rede de comunicação, de cultura, de socialização e sociabilidade. Ela está relacionada aos interesses políticos e mercadológicos, além de sua dinâmica estar submetida aos efeitos dos desejos e de representações sociais”, conclui Arnaud. (..............................................................................................) De: Juracy dos Anjos · Salvador (BA) · 30/1/2007 15:5. Para ver texto na íntegra clique aqui.

13 comentários:

Eliana Batista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eliana Batista disse...

Parabéns, professor Regilberto
A divulgação desse vídeo foi uma excelente idéia.

Unknown disse...

A internet na educação é muito importante, pois além de ser um instrumento de comunicação, ela nos oferece diversos conhecimentos e informações sobre inúmeros assuntos, como cultura, biodiversidade, política, esporte etc. Através da internet, ainda podemos fazer trabalhos, pesquisas, ou seja, ela está presente em nosso cotidiano e cada vez mais em nossas vidas, pois atualmente tudo que acontece no mundo podemos saber pelo uso desse meio tão essencial, que é a internet.

Mariza Félix.3 ano B.

Unknown disse...

A internet é um método mais avançado para as pessoas aprenderem melhor e se interessar mais. Com a internet, podemos obter mais informações. Quando vamos pesquisar alguma matéria em um site e não encontramos, vamos em outro site e encontramos várias opções, e o melhor é que encontramos a pesquisa tão desejada. Em fim, com a internet, facilitou muito para as pessoas estudar, pesquisar, trabalhar etc.

kilvia Emanuela
3º B

soc_venez disse...

No mundo atual e desde os primórdios (Revolução Industrial) a globalização (juntamente com a tecnologia) é uma das ferramentas que mais influi nas vida dor ser humano, tanto para trabalhos, pesquisas, informações, entretenimentos e uma série de assuntos (políticos, econômicos, etc), mas, antes de tudo, o uso da Tecnologia na educação está se tornando um mecanismo indispensável, principalmente em países de primeiro mundo, assim como os de segundo que está cada vez mais se integrando à novidade.
O uso do computador (Internet) na escola está facilitando mais o aprendizado dos alunos, aulas que não davam para absorver os conteúdos progamados; agora com o computador as aulas se tornaram mais atraentes, dando mais aprendizado aos alunos. Assim o professor pode passar todo o conteúdo progamado aos alunos por causa dessa facilidade. Mas sem esquecer de exercitar a redação e não se “pregar” aos costumes virtuais.
A internet é uma ferramenta de comunicação, porém há uma ressalva: a internet muitas vezes é utilizada para promover a maldade e ilegalidade. Se o professor não tiver controle em sala, os alunos podem deleitar-se em sites que não vão de encontro as expectativas propostas pelos mesmos. Sites ilícitos podem representar prejuízo ao aprendizado.
Portanto esse controle pode ser explorado pelos professores em sala de aula e também pelos pais em casa, causando assim uma interação e inclusão de pais e filhos no mundo tecnológico, tornando a Internet uma ferramenta de comunicação, de cultura e de socialização.

Lennon, John 3º A
Educação tecnológica

Unknown disse...

A internet é um forte aliado na educação do ser humano, pois ela facilita a resoluções de problemas, possibilita fontes de pesquisas e até mesmo entretenimento. Como tudo na vida de um ser humano tem seus aspectos negativos e positivos, com a internet não poderia ser diferente, mas se fôssemos pensar assim, não faríamos nada, então visando os aspectos positivos ela nos dá também uma ampla visão de globalização, evolução, avanços tecnológicos, e entre outros, pois a mesma é um meio prático de fixar conhecimentos ou idéias importantes através de blogs, jogos, sites, vídeos e etc.


Iago-3º A

Unknown disse...

É evidente que a internet é uma maravilha do mundo moderno, utilizada principalmente para o lazer dos que a acessam. Em algumas escolas, também é utilizada como forma de educação. O texto Educação e tecnologia: uma aliança necessária abrange justamente essa utilização da internet como forma de transmitir ensino.
Arnaud Soares coloca que o uso da internet não é complicado para que os professores aprendam a utilizá-la, pensamento no qual estou de pleno acordo. Ele também afirma que não acha prudente a realização de cursos relâmpagos de informática, entretanto acredito que certos cursos desse tipo são necessários. É importante salientar que não se deve dar somente atenção à tecnologia, no sentido de avaliações e pesquisas virtuais, pois esse tipo de atitude pode causar sérios danos ao estudante. A velha prova escrita e a pesquisa em livros devem ser encorajadas.
Em virtude do que foi acima argumentado conclui-se que o uso da internet deve ser feito dentro dos limites necessários.

Fabrício Fidélis. Série: 3ºA

Unknown disse...

Seria muito bom se esse tipo de tecnologia chegasse até aqui, pois hoje a maioria dos jovens são ligados à internet diariamente, mas na maioria das vezes estão em sites de relacionamento. Se existisse esse tipo de tecnologia aqui, os jovens e alunos poderiam se desligar mais dos sites de relacionamento, e se ligar mais nos estudos. Com uma inovação dessa, todos queriam participar, por exemplo, você está em casa e está fazendo um exercício e teve dúvidas em uma questão, a gente poderia pedir ajuda a amigos e professores pelo MSN. Estudar pela internet não teria possibilidade do aluno conversar ou atrapalhar a aula, porque ele iria escutar tudo através de fones, e não teria como ele ficar conversando.

Bruno Costa Série 3ºA

Unknown disse...

Embora pareça ser muito boa, a tecnologia na educação tem seus pontos negativos, pois, muitas vezes, ao invés de os alunos buscarem aprofundar seus conhecimentos, a internet nos leva a desviar do assunto pedido ou explicado pelo professor.
Por um outro lado existem aqueles alunos que não se deixam levar pelos passa-tempos oferecidos pela internet como sala de bate-papo, Orkut, MSN e outros e não desviam a atenção aprofundada e interessada pelos estudos.
A tecnologia na educação possibilitou-nos aprendizado mais rápido, pois através dela podemos praticamente decolar e viajar no mundo do conhecimento, podemos também fazer trabalhos e pesquisas bem mais rápidas sem perca de tempo. A tecnologia na educação só traz malefícios para aqueles que não sabem usar.

Ivelton 3 A

Unknown disse...

A tecnologia utilizada na formação dos alunos através da educação é fundamental para o desempenho e o bom aprendizado adquirido por eles. A tecnologia, em geral, é muito aproveitado para quem utiliza como uma das ferramentas para o estudo. Contudo é um assunto muito levado a sério e que exige o máximo de responsabilidade para saber utilizar e manusear de forma simples e prática. Muitos sabem que a tecnologia ajuda muito, mas isso tem enfraquecido o hábito da leitura para com os livros. Com isso será mais difícil um aluno desenvolver raciocínio e criatividade para fazer uma redação em um vestibular e conseguir atingir a média ou ultrapassa-lá. Atualmente a tecnologia está sendo distribuída desigualmente na sociedade, ou seja, enquanto algumas pessoas tem acesso prático e rápido, outras só conhecem por televisão.

Anderson Artur
3ºA

Unknown disse...

A internet é uma das melhores tecnologias no mundo de hoje, pois um fato que ocorre no outro lado do mundo é possível saber em tempo real mesmo estando em localidades distantes. Também é possível obter diversas informações com a internet.
Mas na maioria das vezes a internet é usada de maneira equivocada, pois ao invés dos alunos pesquisarem coisas interessantes, como quem inventou a própria (net), simplesmente navegam através de sites de relacionamento entre outros.

Raynara B ano-A

Unknown disse...

A internet ela vai além de um dispositivo, pois representa um modo bem diferente de se aprender e está relacionada aos interesses políticos e de mercado, além de sua dinâmica está submetida aos efeitos das representações sociais. Portanto, com a internet nas escolas foi muito importante, uma vez que ajudará os alunos a pesquisarem seus trabalhos escolares. Concluímos que a internet é uma rede bem comunicativa e cultural de se aprender.

Bruna Cristina 3 A

Unknown disse...

A tecnologia na educação é de grande importância para vida escolar, pois propociona a nós alunos a melhor aprendizagem e a facilidade que tudo se torna. Mas como tudo tem o lado negativo, com a tecnologia não é diferente, os jovens estão esquecendo o abito de usar o lápis e o papel.